Plantão de Noticias

22 anos de humor no jornalismo

História do PN

A ideia de se fazer um show com causos da imprensa surgiu em 1991, quando o publicitário Roberto Medina foi sequestrado e os jornalistas faziam plantão na porta da casa dele, a espera de sua libertação. Para passar o tempo, Maurício Menezes, que na época era repórter do jornal O Estado de S. Paulo, no Rio, ficava contando histórias de jornalistas para os seus colegas de profissão. Quando o sequestro terminou, Maurício tinha um show montado.

Plantão de Notícias – o humor no jornalismo é todo baseado em fatos reais. Os jornalistas estão sempre de braços dados com o erro. Encontrar uma notícia, entendê-la torná-la compreensível para o público e veiculá-la, muitas vezes o profissional de imprensa tem apenas alguns minutos para vencer esses obstáculos. É aí que o erro acontece. É essa velocidade que permite realizar o Plantão de Notícias.

Durante oito anos, Francisco Barbosa, Hélio Júnior e Maurício Menezes, fizeram um programa de três horas na Rádio Globo, de segunda a sábado. O programa era tão bom, que a emissora o reproduzia de madrugada, de meia-noite às três. E muita gente ouvia as duas edições.

O programa tinha um quarto personagem: o sonoplasta Paulo Palácio, que de forma genial transformava os nossos personagens em seres vivos, graças aos sons e efeitos que arranjava. Bruno Menezes – filho de Maurício – Carlos Mathias e Sheila Trindade, completavam o time.

Até hoje o programa é ouvido, graças a milhares de ouvintes que gravavam as brincadeiras para, segundos eles, ouvir na hora que desse saudade.

Um médico da Tijuca recomendava o programa aos pacientes deprimidos ou que se sentiam solitários. Descobriu-se mais tarde outros médicos que apresentavam a mesma “receita”. Fora os depoimentos de pessoas que foram agradecer a equipe por proporcionar alegria nos últimos dias de vida a entes queridos. Motoristas de táxi paravam de trabalhar na hora do programa.